Case brasileiro é finalista em Cannes ao transformar ida de pessoas com deficiência auditiva ao teatro

*Por Hypeness

Ir ao teatro é uma experiência cultural única. O ambiente, os atores ali pertinho, o cenário que muda na frente dos nossos olhos… E a tecnologia está sendo usada por um motivo especialmente nobre: tornar o teatro ainda mais divertido para deficientes auditivos.

teatro VR (2)

Teatro Para Todos os Ouvidos”, iniciativa criada em conjunto pela Leo Burnett Tailor Made e a Samsung, transforma celulares da marca em óculos de realidade virtual capazes de captar o som do ambientes e criar legendas em tempo real. Assim, não é preciso dividir a atenção entre o que acontece no palco e os gestos feitos por intérpretes de libras.

teatro VR (4)

A originalidade e relevância do projeto foi premiada com uma indicação para a categoria Innovation na edição 2017 do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. É o único case brasileiro a ser finalista na categoria de tecnologias em estágio inicial, concorrendo com quatro ideias norte-americanas e duas britânicas.

unnamed

A iniciativa vem sendo testada na prática no Teatro Fernando Torres, em São Paulo. Em parceria com Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a peça “O Pai”, protagonizada por Fúlvio Stefanini, disponibiliza 10 ingressos para deficientes auditivos e um acompanhante a cada apresentação. A temporada está programada para se encerrar em julho – veja aqui mais informações sobre as datas.

teatro VR (3)

Todas as imagens © Samsung

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *